MISTURADORES GNV + AR FORA DE ESPECIFICAÇÃO PARA SEU MOTOR

Componente de vital importância para o bom funcionamento dos veículos que passaram pelo processo de instalação do Kit gas pois, é responsável pela condução de forma homogenia da mistura Ar + Gás Natural para a admissão no motor.

Detalhes construtivos não levados em consideração na fabricação deste componente podem interferir significativamente no efeito desejado para a mistura ar-gás, não atendendo aos requisitos de funcionalidade desejados.O misturador é o componente destinado a promover a homogeneidade da mistura ar e GNV e, portanto, deve ser dimensionado com perfil que leve em consideração vários parâmetros, entre eles, a forma do escoamento, a velocidade e a pressão do gás ao longo desse perfil, as coordenadas e qualidade da superfície da parede, a razão estequiométrica do GNV, as densidades do GNV e do ar, entre outros, para que se tenha uma variação de pressão corretamente determinada e distribuída ao longo do comprimento do misturador. O venturi tem função importantíssima e deve apresentar ângulos de entrada e de saída com valores que atenda às exigências do motor em qualquer situação e a área total da garganta do misturador deve ser suficiente para permitir a passagem do gás maximizando a sucção deste e limitando ao mínimo as perdas de carga do ar na admissão e o consumo inadequado de combustível sem causar perdas de potência no veículo.

Como costuma ficar "escondido" dentro da mangueira de ar, grande parte das Instaladoras utilizam misturadores de baixa qualidade e sem projeto, isto é, o difusor do gás (bico) no meio do Venturi (passagem de ar), (veja figura abaixo), acarretando falhas, principalmente quando o veículo estiver rodando no combustível original, pois interfere na passagem do ar acarretando grandes aborrecimentos e perda de potência. Tal componente dever ser confeccionado na dimensão certa para cada veículo, pois temos veículos 1.0 8v, 1.0 16v, 1.4 16v, 1.3 08v, 1.6 16v, etc... onde na mangueira de ar (aquela grossa e sanfonada , anexa ao filtro de ar) possui dimensões diferentes e dentro desta, será encaixado o "misturador" que também possui diâmetros internos com medidas específicas conforme a capacidade de cada motor.

Certas "Instaladoras GNV" costumam "adaptar" este componente, isto é, "encaixou tá bom"..., e quem sofre as conseqüências é o cliente...como sempre. Como os fabricantes não incluem tal componente na fabricação de seus Kits, pois cada tipo de veículo tem um um TBI (Local onde é encaixada a mangueira do filtro de ar) diferente, os mesmos deixam ao encargo das instaladoras a responsabilidade de adquirirr no mercado ou confeccionar tal produto sendo que a grande maioria delas preferem instalar misturadores genéricos no intuito de aumentarem suas margens de lucro.

COMPARATIVO ENTRE MISTURADOR IDEAL X MICO





REPAREM NA FIGURA ACIMA, NO MISTURADOR À DIREITA (MICO), O BICO INJETOR DE GNV INTERFERE NA PASSAGEM DE AR AUMENTANDO O CONSUMO DE GNV E IRÁ INTERFERIR NO RENDIMENTO DO VEÍCULO QUANDO ESTIVER RODANDO COM GASOLINA

O EFEITO AERODINÂMICO E MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE O MATERIAL UTILIZADO NA FABRICAÇÃO!!!





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